SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

Páginas

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Homem-de-neandertal ou neanderthalensis


O Homo neanderthalensis cujo nome é originário do local onde foi encontrado, surgiu há aproximadamente 200 mil anos, evoluindo possivelmente do Homo Erectus que se adaptou ao clima frio da Europa. O seu cérebro era de tamanho ligeiramente maior que o nosso; a sua garganta era projectada para a fala gutural embora com uma linguagem própria. Viviam em grupos familiares formados de 8 a 25 pessoas no máximo e o seu corpo era mais baixo, mais forte e mais atarracado que o nosso, bem adaptado ao clima frio em que viviam; eram inteligentes e a sua população era estimada em torno 100 mil individuos. A sua alimentação era constituída de 85% de carne. Enterravam os seus mortos com rituais fúnebres.
O Homo neanderthalensis tinha uma vida agitada e cheia de riscos, dado que a sua subsistência, a caça, baseava-se no combate directo em grupo, com os grandes animais de que se alimentava, extraia as peles para se cobrir e produzia utensílios de osso e armas de chifres. Metade das crianças não chegava aos 12 anos e de entre 4 de cada 5 adultos não chegava aos 40 anos de idade. As mães neandertais amamentavam os seus filhos até aos 5 anos de idade.
Os neanderthalensis Possuíam basicamente 6 tipos de ferramentas, raspadeiras para confeccionar vestimentas, machadinhas, facas que também usavam como pontas de lanças feitas com paus. O Homo neanderthalensis não foi nosso ancestral, dado que entrou em processo de extinção logo após ter contactado com o Homo Sapiens com quem conviveu cerca de 5000 anos até ao seu completo desaparecimento.
Há aproximadamente 35 mil anos o Homo Sapiens chegou à Europa vindo da Ásia. No inicio teria havido uma coexistência pacífica e até benéfica para os Neandertais, que aprenderam com o Homo sapiens a produzir novas ferramentas em pedra lascada que utilizaram e que estavam pela primeira vez a sofrer bruscas modificações das que usavam, feitas de ossos, chifres e dentes. Começaram então a fabricar adornos e vestimentas, tudo isso copiado do Homo Sapiens. Com o decorrer do tempo tudo começou a mudar e a gerar conflitos de competição. O Homo Sapiens porque tinha armas mais sofisticadas que os de Neandertal, deu início ao seu processo de extinção, há aproximadamente 27 mil anos.


http://dba.fc.ul.pt/ant-bio/TA_2008%5C07_Paleo1%5C07_3_Homo_Neanderthalensis.pdf

Sem comentários: