SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Leon Trótski


Leon Trótski nasceu em Ianovka, num vilarejo da Ucrânia, a 7 de Novembro de 1879 foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Staline, na tomada do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) à morte de Lenine. O seu nome é Lev Davidóvitch Trótskii, todavia o seu verdadeiro apelido de família era Bronstein . Pelo calendário Juliano, utilizado nos países de tradição Ortodoxa, nasceu em 26 de Outubro de 1879.
Nos primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo, Ministro para os Negócios Estrangeiros e posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, membro fundador do Politburo do PCUS.
Afastado por Stalin do controle do partido, Trotsky, foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde conheceu a pintora Frida Kahlo e veio a ser assassinado com um picador de gelo, espetado na cabeça, por Ramón Mercader, um agente de Stalin e conhecido de Trótski . As suas ideias políticas, expostas numa obra escrita de grande extensão, deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante no marxismo.

Sem comentários: