SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

Páginas

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

sexta-feira, 24 de junho de 2011

SALADINO - Salah al-Din Yusuf ibn Ayyub



Saladino, em árabe: صلاح الدين يوسف بن أيوب, transliteração: alā ad-Dīn Yūsuf ibn Ayyūb; em curdo: سه‌لاحه‌دین ئه‌یوبی, transl. Selah'edînê Eyubî; nasceu em Tikrit,  no actual território do Iraque em 1138, e morreu em Damasco, hoje capital da Síria, em 1193. Foi o responsável por restaurar o sunismo no Egipto. Foi um chefe militar curdo muçulmano que se tornou sultão do Egipto e da Síria e liderou a oposição islâmica aos cruzados europeus no Levante.

No auge de seu poder, o seu domínio estendia-se pelo Egipto, Síria, Iraque, Iémen e pelo Hijaz, em árabe الحجاز‎ al-iǧāz, literalmente, "a barreira", uma região no oeste da Arábia Saudita, banhada pelo mar Vermelho, que se estende desde Haql, no golfo de Acaba, até Jizan. Saladino foi responsável por reconquistar Jerusalém das mãos do Reino de Jerusalém, após a sua vitória na Batalha de Hattin e, como tal, tornou-se uma figura emblemática na cultura curda, árabe, persa, turca e islâmica em geral.


Saladino, adepto do islamismo sunita, tornou-se célebre entre os cronistas cristãos da época pela sua conduta cavalheiresca, especialmente nos relatos sobre o sítio a Kerak em Moab  cidade na Jordânia onde fica um famoso castelo cruzado; é a capital do Distrito de Al Karak. Saladino apesar de ser a Némesis - figurava mitológica da vingança divina – dos cruzados, conquistou o respeito de muitos deles, incluindo Ricardo Coração de Leão; longe de se tornar uma figura odiada na Europa, Saladino tornou-se um exemplo célebre dos princípios da cavalaria medieval e, para alguns precursor dos ideais que lhe eram associados, notadamente a coragem, a lealdade e a generosidade, bem como a noção de amor cortês.


Enquanto Saladino consolidava o seu poder na Síria, geralmente deixava em paz o reino Cruzado, embora fosse frequentemente vitorioso nas ocasiões em que batalhava contra os cruzados. Uma excepção foi a batalha de Montgisard no dia 25 de Novembro de 1177. Nela ele foi derrotado pelas forças combinadas de Balduíno IV de Jerusalém com Reinaldo de Chatillon (figura controversa) 


e os Cavaleiros Templários.


Apenas um décimo de seu exército conseguiu retornar ao Egipto.
Considerado o campeão da guerra santa, Saladino tornou-se o herói de um ciclo de lendas, que percorreram todo o Médio Oriente e a Europa, e os seus feitos são lembrados e admirados até os dias de hoje, pela literatura histórica, pelos povos muçulmanos e respeitado no ocidente pela sua grandiosidade e estratégia militar.


Forte protector da cultura islâmica, não era apenas um líder militar, mas também um excelente administrador dos seus domínios. Mandou reconstruir a mesquita de Al-Aqsa na cidade de Jerusalém, e ordenou também a construção da cidadela do Cairo e outros monumentos de interesse.


CRONOLOGIA DA VIDA DE SALADINO:
1138 - Nasce em Tikrit, Mesopotâmia.
1169 - É designado ministro do Egipto , sob a dinastia dos abássidas.
1172 - Morre o pai de Saladino, Nadm ad-Din.
1179 - Na França, Filipe Augusto é coroado rei.
1183 - Toma Aleppo dos cruzados.
1186 - Conquista a Mesopotâmia e torna-se único governador do Egipto.
1186 - Guy de Lusignan torna-se rei de Jerusalém.
1187 - 4 de Julho - Batalha de Hattin, Saladino derrota os cruzados comandados por Guy de Lusignan.
1187 - 2 de Outubro - Saladino reconquista Jerusalém, o que motiva a Terceira Cruzada.
1188 - Na Inglaterra, morre o rei Henrique II.
1189 - Na Inglaterra, Ricardo Coração de Leão é coroado rei.
1190 - A Terceira Cruzada, comandada por Ricardo Coração de Leão e Filipe Augusto e Frederico I, parte com a missão de reconquistar Jerusalém.
1191 - 12 de Julho - Os cruzados tomam Acre, na Palestina.
1191 - 22 de Agosto - Ricardo Coração de Leão manda matar 2700 prisioneiros muçulmanos.
1192 - A Terceira Cruzada abandona sua missão e retorna para a Europa.
1193 - Morre no dia 4 de Março em Damasco - Síria.

Sem comentários: