SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

sábado, 19 de junho de 2010

TRATADOS NA HISTÓRIA DE PORTUGAL

Tratados na História de Portugal

Zamora

 
1143 - Acordo de paz celebrado, em 1143, entre D. Afonso Henriques e o seu primo, D. Afonso VII de Leão. Após cerca de três anos sem hostilidades entre os dois territórios vizinhos, o encontro de Zamora serviu para definir as cláusulas da paz e, possivelmente, os limites de cada Reino.
Alcañices
1297 - Tratado pelo qual Castela reconhece a Portugal a posse do Algarve.

Windsor
 
1386 - O  tratado de Windsor (9 de Maio de 1386) estabeleceu a aliança Anglo-Portuguesa, aliança até hoje permanente entre os dois reinos

Alcáçovas
 
1479 - Tratado de Alcáçovas (1479), Afonso V abandona os direitos da sua esposa Joana ao trono de Castela.

Tordesilhas
 
1494 - Tordesilhas foi um tratado assinado por Portugal e Espanha, em 1494, com a mediação do Vaticano, determinando que um meridiano do Pólo Norte ao Pólo Sul situado a 370 léguas ao Oeste das ilhas de Cabo Verde como linha divisória das terras, reservando tudo o que estivesse a Leste desse limite para os portugueses, incluindo o Brasil e a Oeste para os espanhóis.

Zaragoza
 
1529 - O tratado de Zaragoza (1529) resolveu a disputa sobre a posse das Molucas, removendo qualquer obstáculo ao entendimento Portugês-Espanhol, e o tratado de Tordesilhas fez o mesmo para o Pacífico; assim todos os territórios do Novo Mundo estavam em teoria divididos entre Portugal e Espanha.

Lisboa
 
1668 - Depois das batalhas da restauração da independência de Portugal, a paz foi finalmente feita entre Portugal e Espanha pelo tratado de Lisboa em 1668.
Methuen
 
1703 - Em 27 de Dezembro de 1703 o enviado Inglês Jonh Methuen, concluíu também o tratado de Methuen , pelo qual as trocas de vinho do porto por tecidos de lã ingleses, foram a principal base deste tratado. Este tratado assegurou também grandes privilégios, aos comerciantes ingleses.

Fontainebleau
 
1807 - Tratado secreto Franco-Espanhol de Fontainebleau em Outubro de 1807, que considerava a divisão de Portugal entre Napoleão I e Godoy.
 
Versalhes
1919 - Pelo tratado de Versalhes (1919) Portugal recebeu 0,75 porcento das indemnizações pagas pelos alemães e o Quionga área de Moçambique capturada pelas forças portuguesas na África Oriental.



Sem comentários: