SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

Páginas

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

segunda-feira, 14 de junho de 2010

GERALDO GERALDES, O SEM PAVOR


Guerreiro português, viveu no reinado de D. Afonso Henriques. Pouco se sabe de concreto sobre a sua vida, à parte o facto de ter conquistado ardilosamente a cidade de Évora e de a ter oferecido ao rei, no ano de 1165, julga-se que para o aplacar depois de ter incorrido em desfavor junto do monarca. 

Como recompensa pelo feito, que dava aos cristãos um domínio estrategicamente importante e de há muito ambicionado, D. Afonso Henriques nomeou-o alcaide da cidade e Fronteiro-mor do Alentejo.
Geraldo ficou conhecido pelo terror que infundia às populações muçulmanas, na sua actividade de guerreiro e salteador.

Ficou também conhecido pelas suas tácticas de guerra e pelo seu modo de conquistar as cidades, que consistia em assaltar os castelos durante a noite, matar o vigia e entrar de surpresa; como fazem actualmente as unidades de operações especiais (a). Deste modo conquistou várias outras praças, como Serpa, Cáceres e Trujillo. Outras vezes, porém, teve menos sucesso, sendo aprisionado e vendo-se na necessidade de resgatar-se pela entrega de algumas das praças conquistadas.
(a) Para os conceitos de nobreza da Cavalaria da Idade Média, os métodos de assalto de surpresa eram considerados actos próprios da ralé. 

Sem comentários: