SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

Páginas

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

sábado, 10 de abril de 2010

OS GLADIADORES ATÉ AO SÉCULO XXI

Os Gladiadores eram escravos treinados e utilizados para combaterem nos Circos Romanos, muitas vezes até à morte. O nome "Gladiador" teve origem no “´Gládio”, espada curta, pontiaguda usada pelas Legiões Romanas.

“Ave Casear morituri te salutant”, esta era a frase pronunciada pelos gladiadores antes da luta. “… os que vão morrer te saúdam”.

Lúcio Aurélio Cómodo, em Latim, "Marcus Aurelius Commodus Antoninus", no filme “O Gladiador” interpretado por Joaquin Phoenix, foi um imperador romano que governou de 180 a 192, célebre pela sua crueldade e o único Imperador gladiador, que durante a luta invocava o semideus Hércules, dizia-se seu descendente e exibia-se com as suas vestes.

As lutas de gladiadores faziam parte da política de então, "pão e circo" (panis et circencis).

As primeiras lutas conhecidas aconteceram em Roma em 286 a.C., no começo da Primeira Guerra Púnica, embora essa actividade já tivesse tido início com a civilização Etrusca.

Duraram cerca de sete séculos, as lutas dos gladiadores, para além do tempo do imperador Constantino Magno ou Constantino O Grande, em Latim, "Flavius Valerius Constantinus", proclamado em 337, conhecido como o fundador da Igreja Católica Apostólica Romana.

http://juliano.multiculturas.com/textos/NGuarinello_violencia_espetaculo.pdf


Sem comentários: