SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

BOUDICA A RAINHA GUERREIRA

CLICAR NO TÍTULO ACIMA

Boudica ou Boudicca foi uma rainha celta que liderou a revolta dos icenos, contra a invasão romana entre 60 e 61 dC.
Foi uma tribo bretã que habitou a área que corresponderá ao actual condado de Norfolk  (Inglaterra), entre os séculos I a.C. e I d.C.
Os Cenimagnos que se renderam a Júlio César durante a sua segunda expedição à Bretanha em 54 a.C., poderiam ter sido parte dessa tribo de icenos.

Juntamente com outras tribos, como os trinovantes, Boudica, comandou um numeroso exército contra as forças romanas que ocupavam a Grã-Bretanha, durante o império de Nero (54 a 68 d.C.)
O historiador Dião Cássio escreve sobre Boudica:

"Boudica era alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos que alcançavam os joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multi-colorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos os que lhe deitassem os olhos."

Dião Cássio relata ainda que ela cometeu todo o tipo de atrocidades em nome de uma deusa chamada Andraste, que seria a equivalente britânica de Vitória, em Latim “Victoria” era, na mitologia romana, a personificação da deusa da vitória e que corresponde à deusa grega Nice, em grego “Νίκη, Níkē ou Nike  "Vitória". O próprio nome “Boudica” poderá significar "vitória".

Há provas arqueológicas da sua existência, representadas por torques com desenhos para serem usados nos pulsos, em torno do pescoço ou nos ombros. Assinalava que quem os usava pertencia à nobreza.

Os icenos começaram a cunhar moeda por volta do ano 10 a.C., criando uma adaptação especial do desenho gaulês “cara de cavalo”, mas em algumas moedas anteriores, sobretudo da zona próxima a Norwich, o cavalo foi substituído por um javali. O primeiro nome registado, que aparece nas moedas é o de um tal “Antédios” por volta de 10 a.C., seguindo nomes abreviados como AESU e SAEMU.

A chamada Estrada “Icena”, um antigo caminho, que une a Ânglia Oriental com Chilterns foi denominada assim em honra deste povo.  
Boudica era casada com o Rei dos icenos que tinha feito um acordo com os romanos tornando-se aliado de Roma.

Com a sua morte Boudica assumiu a liderança do povo, contudo, os romanos ignoraram o acordo e o procurador Cato Deciano apropriou-se abusivamente de toda a herança do rei falecido; quando os icenos protestaram contra tal abuso, por intermédio da sua rainha viúva, Boudica, Cato Deciano ordenou às suas tropas para sufocar o protesto. Estas abusaram no emprego da força, açoitando a rainha e violando as filhas. Ela ficou indignada com o tratamento dado pelos romanos e iniciou uma revolta, unindo os povos próximos da sua cidade para lutarem pela libertação do jugo romano. Tomaram e massacraram algumas cidades que estavam sob controlo do império romano.

Depois de algumas perdas, o exército romano reorganizou-se e atraiu os rebeldes liderados por Boudica, em maior número mas estrategicamente para um terreno adequado as tácticas militares romanas, comandados pelo governador da Britânia, Caio Suetónio Paulino que conseguiu derrota-los. A revolta comandada por Boudica foi uma das mais violentas contra o império romano.

OS CELTAS:

Sem comentários: