Pelourinho da Figueira da Foz
Pelourinho ou picota são colunas de pedra colocados em lugar público da cidade ou vila onde eram torturados e expostos os criminosos. Tinham também direito de possuírem pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.
Símbolos da autonomia administrativa concelhia, dos direitos e dos deveres das povoações, os pelourinhos são marcos representativos da história local e da tradição política portuguesa definida nas cartas de foral. Ocupam um local privilegiado dentro das localidades, geralmente em frente à Casa da Câmara e têm uma estrutura arquitectónica comum composta por uma coluna com capitel e remate cimeiro, guarnição de ferro e base sobre degraus que lhe proporcionam maior grandeza.
A evolução das diferentes formas de pelourinhos são o resultado dos diferentes estilos que inspiraram determinada época, assim podemos encontrar influências de vão desde a singeleza românica, passando pelo gótico e manuelino até ao neoclassicismo. Actualmente, funcionam como ponto de encontro.
Sem comentários:
Enviar um comentário