SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

Páginas

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

sexta-feira, 23 de julho de 2010

OS PELOURINHOS

Pelourinho da Figueira da Foz


Pelourinho ou picota são colunas de pedra colocados em lugar público da cidade ou vila onde eram torturados e expostos os criminosos. Tinham também direito de possuírem pelourinho os grandes donatários, os bispos, os cabidos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição feudal.
Símbolos da autonomia administrativa concelhia, dos direitos e dos deveres das povoações, os pelourinhos são marcos representativos da história local e da tradição política portuguesa definida nas cartas de foral. Ocupam um local privilegiado dentro das localidades, geralmente em frente à Casa da Câmara e têm uma estrutura arquitectónica comum composta por uma coluna com capitel e remate cimeiro, guarnição de ferro e base sobre degraus que lhe proporcionam maior grandeza.
A evolução das diferentes formas de pelourinhos são o resultado dos diferentes estilos que inspiraram determinada época, assim podemos encontrar influências de vão desde a singeleza românica, passando pelo gótico e manuelino até ao neoclassicismo. Actualmente, funcionam como ponto de encontro.

Sem comentários: