Durante o primitivismo humano considera-se que a forma inicial de comunicação entre os hominídeos terá sido principalmente o som gutural, o grunhido acompanhado de gestos, não só na defesa contra eventuais predadores, no relacionamento social, mas também quando caçavam em grupo. O desenvolvimento da fala, mais tarde, mesmo durante o período dos neardentalensis e depois quando do surgimento dos cro-magnon, nómades trogloditas que conviveram durante séculos, a organização de frases rudimentares e a convivência social, bem como a miscigenação já seriam factores comuns. A sedentarização acarretou o conflito pela posse de melhores territórios de sobrevivência (caça, agricultura e pesca) e foi nessa disputa constante de lutas entre comunidades rivais que a procura de melhores armas, edificações de defesa e estratégias de guerra, se desenvolveu a humanidade, ainda assim nos nossos dias. No final da Pré-História e no início da Idade Antiga, quando a humanidade abandonou o nomadismo e se sedentarizou procurou locais próximos dos grandes rios ou lagos para praticar a agro-pecuária. Esta actividade gerou um excedente de produção que precisava ser escoado, comercializado por troca, por via terrestre, embora mais facilmente pelos grandes rios e pelo mar. Foi, assim, necessário construir embarcações com capacidade de carga e aprender a arte de navegar. Dessas civilizações destaca-se a Mesopotâmia, (o Crescente Fértil) com os rios Tigre e Eufrates e o Egipto, com o Nilo, onde imperavam os navios de papiro. Primeiro os Fenícios, por volta de 3.000 a.C., desvendaram a arte da construção naval e aprenderam a navegar pelo Mar Mediterrâneo. Em função da geografia local, com portos naturais em terrenos acidentados e pouco férteis, no início, praticavam a pesca. Naturalmente foram conquistando os portos de maior comércio marítimo da Idade Antiga. Por mar, exportavam cedro, azeite, vinhos e o Múrex (molusco de onde se extraía a cor púrpura, muito cara na época) e importavam ferro, estanho, ouro, prata, lã e marfim. Muitos dos produtos circulavam entre o extremo Oriente e o Ocidente. Também no Mediterrâneo, para controlar melhor o comércio, os fenícios fundaram colónias, como Cartago, no Norte de África; Córsega e Sardenha, próximas à Península Itálica, além de Chipre, entre outras ilhas. Foram de fundamental importância para a navegação comercial, influenciando todos os povos da Antiguidade com a sua cultura, organizando o alfabeto para facilitar o comércio, divulgando os seus produtos, além de abrirem espaço para novas actividades comerciais. Os gregos, de posse desses conhecimentos e também favorecidos pela geografia local, ficaram famosos mais tarde pelo comércio no Mediterrâneo, cujos portos comerciais conquistaram, sendo superados pelos romanos, após o fim da república, por Octavianus, na batalha de Actuim contra Cleópatra e Marco António, partindo daí dominaram esse mar por séculos, passando a chamá-lo de “Mare Nostrum”. |
Os fenícios foram um povo de comerciantes com descendência de Cam que saíram do Norte da região hoje conhecida como Líbano, para o Norte da África em busca de novas rotas e por um grande período de tempo dominaram o comércio no Mediterrâneo. Assim, os fenícios fundaram portos e cidades em lugares tão longínquos quanto a costa Norte de África e de Espanha. Discute-se a validade de vestígios de presença fenícia na costa da Grã-Bretanha. Após períodos consecutivos de dominação assíria, persa e macedónica, a região de origem dos fenícios perdeu o seu poder, ao passo que uma das colónias fenícias do Mediterrâneo, Cartago, ascendeu como um dos portos mais importantes do Mediterrâneo. Num intervalo de 120 anos, entre os séculos III e II a.C., os fenícios de Cartago disputaram o controlo do mediterrâneo com o Império Romano nas Guerras Púnicas. Após a sua derrocada em 146 a .C., pouco restou da cultura fenícia no Mar Mediterrâneo. |
Os vikings são populares pelos seus navios de guerra conhecidos como Drakar. Os vikings usavam os seus navios para explorações e saques doutros povos. Além dos seus navios permitirem aos vikings navegarem longas distâncias; os seus navios dragão (drakar), de casco trincado, (construção naval exclusiva) traziam vantagens tácticas em batalhas. Eles podiam realizar eficientes manobras de ataque e fuga, nas quais atacavam rápida e inesperadamente, desaparecendo antes que uma contra-ofensiva pudesse ser lançada. Os navios dragão podiam também navegar em águas rasas, permitindo que os vikings atravessassem do mar por terra e entre rios. Os vikings exploraram e estabeleceram bases nas costas da América do Norte a partir do século X e terão aí deixado marcas, como a runa de Kensington (embora muitos estudiosos disputem a sua autenticidade), estes exploradores aparentemente não colonizaram a América, foram expulsos pelos indígenas, limitando-se a tentar controlar o comércio de peles de animais e outras mercadorias da região.
Os gregos usavam os trirremes, barcos que tinham cerca de 36 metros de comprimento e uma tripulação com mais de 150 remadores. Os navios cobriam cerca de 180 milhas náuticas a uma velocidade constante de 7,5 nós. Também dispunham de velas quadradas, que nem sempre podiam ser utilizadas no impetuoso Mar Mediterrâneo. Eventualmente podiam ser impelidos por uma vela redonda. Esse navio de escravos, a remos, impulsionou as cidades-estado gregas clássicas e, em particular, Atenas como forças navais. Durante as guerras com a Pérsia, Xerxes filho de Dário, na batalha de Salamina, comandada pelo grego Temístocles, Atenas comandava sozinho mais de 200 desses navios, (ver filme relacionado Guerra dos 300).
A história da navegação atlântica teve um impulso decisivo durante o século XV, quando turcos e mongóis interromperam o caminho terrestre até às Índias (Ásia), onde os portugueses procuraram chegar navegando no Atlântico até que em 1487, Bartolomeu Dias alcançou o cabo da Boa Esperança. |
Cinco anos depois, Cristóvão Colombo atravessou o Atlântico e chegou à América Central, da qual tomou posse em nome dos reis da Espanha, Fernando e Isabel, embora o continente tenha tomado a origem do seu nome no navegador, geógrafo e cosmógrafo italiano Américo Vespúcio. A partir do século XVI multiplicaram-se as viagens de exploração e o Atlântico finalmente substituiu o Mediterrâneo como principal via marítima de comércio. |
Foi nessa época que foram feitos os grandes descobrimentos nas Américas e iniciou-se a época das colonizações. Dentre as grandes descobertas está o Brasil, que foi descoberto por Pedro Alvares Cabral em 1500. |
A partir daí, a vela foi-se aprimorando até surgirem os navios a combustível, resultados da revolução industrial. |
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