Vou começar assim com estas três figuras da história mundial recente pela ordem etária:
Josef Stalin; Benito Mussolini e Adolf Hitler:
Josef Stalin nasceu em Gori a 21 de Dezembro de 1878, foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comité Central a partir de 1922 até à sua morte em 1953, tendo sido o líder de facto da União Soviética. O seu nome de nascimento era Ioseb Besarionis Dze Djughashvili “Stalin” foi uma alcunha adoptada, que significa “Aço”;
Benito Amilcare Andrea Mussolini nasceu em Osmm Omtevlm a 29 de Julho de 1883 foi um político italiano que liderou o Partido Nacional Fascista e é creditado como sendo uma das figuras chave na criação do Fascismo que tem o seu simbolismo no “fascio”, Tornou-se o Primeiro-Ministro da Itália em 1922 e começou a usar o título “Il Duce” que significa “O Doce”.
O fascio é um termo latino "fasces", na expressão "fasces lictoris" (em Italiano, fascio littorio: "feixe de lictor") refere-se a um símbolo de origem Etrusca, usado pelo Império Romano, associado ao poder e à autoridade. Era então denominado fasces lictoriae, por ser carregado por um lictor, o qual, na Roma Antiga, em cerimónias oficiais, jurídicas, militares e outras, precedia a passagem de figuras da suprema magistratura, abrindo caminho por entre o povo.
Adolf Hitler, nasceu em Braunau am Inn (Áustria-Hungria) a 20 de Abril de 1889, foi o líder do Partido Nacional-socialista dos Trabalhadores alemães. O Fuher vinha do Partido dos Trabalhadores, e era declaradamente contra o regime capitalista. Nazismo nada mais quer dizer que Nacional-Socialismo, e os seus “slogans”, como "morte ao marxismo para que o socialismo verdadeiro viva!", deixavam claro que o objectivo era adoptar tal ideologia na Alemanha.
Hitler, Mussolini e Stalin foram todos ditadores com princípios muito diferentes:
O princípio de Hitler era a superioridade biológica e cultural dos povos “arianos”;
O de Mussolini era de um nacionalismo baseado na recordação da glória de Roma;
O de Stalin, era sobre o princípio fundamental do marxismo-leninismo.
Todos eles começaram com princípios muito diferentes, embora alegadamente “socialistas”, tiveram o apoio popular, mas todos eles, de facto, acabaram funcionando como Estados fundamentalmente totalitários.
SEGUEM AS HIPERLIGAÇÕES ÀS FIGURAS EM REFERÊNCIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Josef_Stalin
http://pt.wikipedia.org/wiki/Benito_Mussolini
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler
VER ARTIGO (clicar): "ENTRE DOIS MUNDOS" (Parte II)
Sem comentários:
Enviar um comentário