SEM GRILHETAS NEM SENSURA

SEM GRILHETAS NEM SENSURA

NOTA:

NESTE BLOGUE, todos os títulos possuem hiperligação relacionada no YOUTUBE.

AOS AMANTES DO CONHECIMENTO E DA VERDADE OBJECTIVA

A TODOS AQUELES QUE GOSTAM DE VER E DE SABER PARA ALÉM DA SUBJECTIVIDADE E DA VERDADE OCULTA.

PESQUISAR NESTE BLOGUE

Páginas

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA

PORTAL DE AGOSTINHO DA SILVA
O FILOSOFO DE PORTUGAL

quinta-feira, 18 de março de 2010

DAMIÃO DE GÓIS, A VÍTIMA DA INQUISIÇÃO


Damião de Góis nasceu em 1502, em Alenquer, filho de Rui Dias de Góis e de Isabel Gomes de Limi.
Quando órfão do pai (aos nove anos de idade), Damião de Góis torna-se pajem do Paço de D. Manuel. Na Corte Manuelina tem o primeiro contacto com a cultura da época: a música polifónica, o teatro Vicentino, os poetas do Cancioneiro de Garcia de Resende. É na Corte que conhece o humanista Cataldo Parísio Siculo e Duarte Pacheco Pereira.
Em 1521, morre D. Manuel e D.João III sobe ao trono.
D. João III nomeia Damião de Góis secretário da Casa da Índia, em Antuérpia, cidade onde irá permanecer até 1533.
Esta época é marcada pela grande afirmação das ideias de Erasmo na Europa. É nesta atmosfera erasmiana que Damião de Góis se começa a posicionar em Antuérpia. A sua amizade com poeta do humanismo Cornélius Grapheus de Schrijver, (seguidor das ideias de Erasmo e que viria depois a ser preso e obrigado a abjurar publicamente o luteranismo), permite-lhe o estudo do Latim Erudito, através da interpretação das obras retóricas e os discursos de Cícero.
Damião de Góis faz também inúmeras viagens de negócios ao serviço da feitoria da Flandres, entre 1528 e 1531. Esta actividade permitiu-lhe contactos e informação importantes no exercício da diplomacia e alargou a sua dimensão intelectual.
Nesse período, faz viagens a Inglaterra e França, à Alemanha e aos países baixos, à Polónia, com passagem na Hungria, Boémia, Dinamarca e Lituânia.
O domínio do Latim permitia-lhe também a comunicação com as elites do poder económico, político e cultural Europeu.
Em 1529, Damião de Góis desloca-se a Danzig para comprar cereais a enviar para Portugal passando, provavelmente, por Poznan e Cracóvia.
Nos inícios de 1531, de novo a caminho de Danzig, passa por Schleswing, Lubeck, Luneburg, Ulzen, Wittenberg, Magdeburgo, Berlim, Frankfurt, Poznan. É durante esta viagem, ao longo de quase todo o ano de 1531, que Damião de Góis encontra várias figuras culturais marcantes. Em 3 de Abril, janta em Wittenberg com Lutero e Melanchthon, os dois nomes chave do protestantismo alemão.

Sofreu acusações por parte do Santo Ofício e foi preso em 1571, foi injustamente abandonado pela família e condenado a prisão perpétua em 1572. Libertado, presumivelmente, após dois anos do cárcere, morreu numa estalagem em Alenquer, provavelmente assassinado, pois, quando da transladação dos seus restos mortais em 1901, descobriu-se uma fractura no crânio.

VER MAIS: http://www.vidaslusofonas.pt/damiao_de_gois.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Damião_de_Góis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Inquisição

http://pt.wikia.com/wiki/Inquisição_-_mulheres,_suas_maiores_vítimas


Sem comentários: